12 Grandes Curiosidades sobre a Copa do Mundo FIFA

Hoje vamos saber tudo a sobre a Copa do Mundo FIFA “FIFA World Cup”.

Desde meados de 1928, a FIFA tentava criar um campeonato mundial de futebol em um congresso. Ao ser aprovado, logo se decidiu que em 1930 seria a Primeira Copa do Mundo e seria sediado no Uruguai.

Após vinte campeonatos desse mesmo mundial, muitas coisas já passaram de lá até os dias de hoje e hoje iremos falar sobre as 12 grandes curiosidades sobre a copa do mundo!

Entre gols, países, rivalidades históricas, derrotas, piadas, músicas, hinos e símbolos, podemos afirmar que o que mais existem são histórias e curiosidades sobre a copa do mundo. Animados? Vamos começar!

 

Top Curiosidades sobre a Copa do Mundo FIFA

 

12. Apenas 5 países do mundo receberam a copa do mundo 2 vezes

Paises campeão da copa do mundo fifa

A Copa do Mundo já foi sediada 20 vezes até 2016, totalizando 15 países que receberam esse gigantesco evento. Mas apenas 5 deles receberam  a Copa do Mundo FIFA duas vezes, entre eles está o Brasil, Alemanha, França, Itália e México.

Se você quer saber todos os países que já receberam a copa do mundo, ai vai a lista.

1930 – Uruguai

1934Itália

1938França

1950Brasil

1954 – Suíça

1958 – Suécia

1962 – Chile

1966 – Inglaterra

1970México

1974Alemanha Ocidental

1978 – Argentina

1982 – Espanha

1986México

1990Itália

1994 – Estados Unidos

1998França

2002 – Coréia do Sul/Japão

2006Alemanha

2010 – Africa do Sul

2014Brasil

Próximas copa do Mundo:

2018 – Rússia

2022 – Catar

 

11. Os mascotes da Copa do Mundo de 1974 na Alemanha

Mascostes da copa do mundo de 1974 alemanha

Em 1974 após ter acabado a era nazista, o país que foi escolhido para sediar o evento foi a Alemanha, porém até então existia Muro de Berlim que a dividia em duas: Uma Alemanha Ocidental e capitalista, e uma Alemanha Oriental e comunista.

Como solução e símbolo, os diretores que comandavam a mesa de decisões sobre a copa do mundo decidiram que não iria existir um mascote para a copa na Alemanha, mas dois mascotes!

Dois irmãos com forma humana, ambos com 9 anos de idade, um loiro e alto (com a forma da Salsicha de Frankfurt) e outro moreno e baixo, chamados de Tip e Tap. Juntos representavam a união das duas Alemanhas.

Continue lendo, nossa lista de curiosidades sobre a copa do mundo.

 

10. O Brasil tem os maiores recordes da Copa do Mundo FIFA

O Brasil tem os maiores recordes da Copa do Mundo FIFA

Se você é jovem talvez não saiba mas o Brasil já foi campeão 5 vezes da Copa do Mundo FIFA, ficando com o título de maior vencedor de copas do mundo, em segundo lugar vem Alemanha é Itália com 4 títulos cada.

O Brasil foi campeão da Copa do Mundo nos anos de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.

Um fato curioso sobre as Copas é que o Brasil e a Itália são os únicos países que já venceram duas vezes seguidas a competição.  A equipe brasileira é a única a ter ganhado duas Copas do Mundo em outro continente que não fosse o seu.

 

9. O fiasco da Inglaterra em 1950

O fiasco da Inglaterra em 1950 copa do mundo

Inglaterra é conhecida como o país inventor do futebol e com muito orgulho carregam esse título.

Com esse mesmo título rejeitaram a FIFA como entidade mandatária do esporte no mundo, e desde 1930 não aceitaram participar do mundial. Porém, em 1950 mudaram de ideia e participaram da copa do mundo sediada no Brasil.

Apesar de todo o charme inglês, eles foram eliminados na primeira fase, no dia 29 de junho em Belo Horizonte. A partida era contra os Estados Unidos, país que não possui muita marca no mundo do futebol, mas que conseguiu derrotar os ingleses nesse mesmo dia com 0x1 no placar.

 

8. A vitória brasileira de 1958

A vitória da seleção brasileira de 1958 + curiosidades sobre a copa do mundo

A oitava curiosidade sobre a copa do mundo é sobre a partida final do mundial de 1958, a qual foi disputada por Brasil e Suécia diante de um público de 50 mil pessoas.

Ambas equipes possuem o uniforme amarelo, então após o sorteio, sobre qual equipe jogaria com a sua camisa oficial, o chefe da delegação brasileira, Paulo Machado de Carvalho, atendeu o telefonema que diria que eles haviam perdido. Quando soube, gritou: “Era isso que eu queria! Jogar de azul! Vamos ganhar!”.

Não podemos negar que essa motivação levou o time do Brasil ao seu máximo desempenho e ganharam a copa desse ano.

Quando o capitão da seleção recebeu a taça em suas mãos, a levantou e elevou até sobre a sua cabeça, com o intuito de que todos pudessem fotografar o momento. Porém, desde então, virou um clássico dos clássicos repetir esse gesto tão grandioso.

 

7. A peregrinação brasileira na Argentina de 1978

A peregrinação da seleção brasileira na Argentina de 1978 + fatos curiosos

O cenário era o seguinte: Copa do mundo sediada na Argentina, a rivalidade brasileira com os hermanos estava a todo vapor.

O Brasil teria que jogar partidas em Mar del Plata, depois em Mendoza, depois fazer o caminho de volta até Rosário e depois voltar a Mendoza.

E por fim: voltar a Buenos Aires. Essa falta de logística fez a seleção se deslocar 4.255 quilômetros em solos argentinos.

 

6. Europeus ganhando fora de casa

Europeus ganhando fora de casa + sobre a copa do mundo fifa

Essa curiosidade traz consigo muitas curiosidades sobre a copa do mundo. Os únicos continentes que levaram a taça do mundial para casa foram a América do Sul e Europa.

Porém, todos os países europeus vencedores, sempre conquistaram títulos em território europeu. Em 2010, essa sina mudou com a vitória da Espanha na copa do mundo sediada na África.

 

5. O Milagre de Berna

curiosidades sobre O Milagre de Berna

A Copa de 1954, sediada na Suíça, reserva uma grande surpresa para nós, por isso faz parte das grandes curiosidades sobre a copa do mundo.

Logo na primeira fase, o time da Alemanha Ocidental levou uma goleada de 8×3 da Hungria, porém os dois voltaram a se enfrentar na partida final desse ano.

A Hungria que vinha invicta por 32 partidas seguidas, acabou perdendo de 3×2 pela Alemanha Ocidental nesse mesmo dia. Esse episódio ficou conhecido como “Milagre de Berna”.

 

4. Data de Validade

taça da copa do mundo Jules Rimet e pelé beijando

Taça Jules Rimet

A primeira taça que era consagrada aos campeões da copa do mundo FIFA, era chamada Jules Rimet. Porém, em 1970, foi concedida ao Brasil com caráter permanente.

No campeonato de 1974 foi apresentada a nova taça, que é a que conhecemos hoje em dia, a Taça FIFA, que assim como a sua antecessora, vem tendo o nome das equipes vencedoras gravadas na sua base.

Acontece que o espaço da atual Taça FIFA, só permite que gravem os nomes das seleções que forem campeãs até o ano de 2038. O que será feito depois? Por isso entrou na nossa lista das dez grandes curiosidades sobre a copa do mundo.

 

3. A tragédia pré-copa do mundo

A tragédia pré-copa do mundo seleção Zâmbia 1993, avião caiu

Se estamos falando sobre as curiosidades sobre a copa do mundo, não podemos ignorar que para haver copa do mundo, há eliminatórias.

Esse período de disputa entre seleções para decidir quais participam oficialmente do próximo campeonato é marcado por esperança e empenho máximo pelos jogadores.

Em 1993, quando estava acontecendo as eliminatórias para o mundial de 1994, nos Estados Unidos, a seleção do Zâmbia embarcou em um avião rumo a Senegal, para outra disputa.

Até que o avião que levava a seleção sofreu um acidente, até hoje sem motivo descoberto, e caiu na costa do Gabão, matando todos os presentes, inclusive toda a comissão técnica e jogadores.

 

2. Erro de formação: Viva Uruguay!

viva urugay em 1930 + curiosidades sobre a primeira copa do mundo fifa

No primeiro mundial da FIFA, em 1930, como comentamos anteriormente, sediado no Uruguai, foi alvo de uma linda homenagem da seleção da Bolívia.

Eles se apresentaram com camisetas brancas e shorts pretos, porém em uma partida contra Iugoslávia, eles apareceram com letras escritas nas suas blusas.

Essas letras formavam, quando os jogadores estavam juntos, a frase “Viva Uruguay”.

Acontece que um dos jogadores, curiosamente o que possuía uma “U”, se perdeu no meio do caminho e não pôde pousar para a foto.

No outro dia, após conseguirem revelar a foto, puderam ver que a frase formada ficou: “Viva Urugay!”.

 

1. A copa rejeitada

A copa rejeitada de 1950 + a derrota da seleção da Scócia pela Inglaterra

A copa de 1950 no Brasil foi a mais recente em relação ao fim da Segunda Guerra Mundial, então digamos que o futebol não era uma prioridade para a maioria dos países.

Diante da dificuldade da FIFA em conseguir equipes para participar, surgiram muitas desistências e isso faz com que uma das grandes curiosidades sobre a copa do mundo seja sobre a sua impopularidade no início.

A seleção da Escócia conseguiu uma vaga para participar após uma partida eliminatória contra a Inglaterra, a qual perderam, mas ao mesmo tempo foram classificadas ambas equipes. Fato é que a seleção da Escócia cancelou a sua participação por não se sentir merecedora.

A outra equipe a desistir foi a da Índica, reconhecida por seu destaque no futebol asiático, mas que rejeitou alegando que seus jogadores tinham o costume de jogarem descalços. O que não é permitido pela FIFA.

***

A verdade é que qualquer evento de grande porte, como o mundial de futebol da FIFA, resulta em muitas histórias, curiosidades, clássicos, ícones e superstições. Essas foram as 12 grandes curiosidades sobre a copa do mundo, esperamos que vocês tenham se divertido, se impressionado e fortalecido ainda mais o vínculo com esse evento!

Eaii oque você achou da nosso “Top 12 grandes Curiosidades sobre a Copa do Mundo FIFA“?

Não deixe de comentar abaixo a sua opinião.

E compartilhe com seus amigos nas Redes Sociais. 😀

DEIXE UM COMENTÁRIO