10 Menores países do mundo

Nesse artigo vamos conhecer os menores países do mundo e suas curiosidades.

Você sabe qual é o menor país do mundo? Sabe que existem países com menos de um quilômetro quadrado? Assim dá para percorrer um país inteiro a pé em pouco tempo.

Pois, é, não é mentira!Confira nesta lista dos menores países do mundo!

 

Top Menores Países do Mundo

 

10. Malta

Malta é um dos menores países do mundo

Malta, Europa

Este que é o décimo menor país do mundo está situado na Europa e é um arquipélago no Mar Mediterrâneo. Sua extensão territorial é de apenas 316 km², fazendo fronteira com a ilha da Sicília, na Itália ao sul, a nordeste da Tunísia, na África, a leste de Gibraltar e a oeste de Alexandria, no continente africano.

Possui duas línguas oficiais, o maltês e o inglês, sendo que a população fala as duas línguas e todas as informações no país, como em lojas, escolas e outros, também utilizam os dois idiomas.

 

9. Maldivas

Maldivas, Ásia Meridional é o nono menor país do mundo

Maldivas, Ásia Meridional

A República das Maldivas, como é oficialmente chamado o país, tem extensão territorial de 298 km², entrando para a nossa lista dos menores países do mundo.

Maldivas fica localizado no Oceano índico e sua única fronteira é com a Índia, tendo como vizinhas as ilhas tropicais do Território Britânico do Oceano Índico.

Sua língua oficial é o Divehi – idioma indo-ariano que também é falado na ilha de Minicoy, na Índia. Tem como religião predominante o Islã.

 

8. São Cristão e Névis

São Cristóvão e Névis, Caribe é oitavo menor pais do mundo

São Cristóvão e Névis, Caribe

Considerado o menor Estado soberano das Américas  em extensão territorial, assim como também em população, o país São Cristovão e Névis possui apenas 261 km² de território, por isso está entre os menores países do mundo.

Sua língua oficial é o inglês e sua capital é chamada Basseterre, sendo também a sua cidade mais populosa.

É vizinho de outras ilhas, como Santo Eustáquio, Saba, São Bartolomeu, ilha de São Martinho, Anguila,  Antígua e Barbuda, Redonda e Monserrate.

 

7. Ilhas Marshall

Ilhas Marshall é um dos menores paises do mundo

Ilhas Marshall, Oceania

As Ilhas Marshall estão entre os menores países do mundo. São independentes, porém possui “livre associação” com os Estados Unidos da América, que cuidam tanto da segurança como também da defesa deste pequeno país, com extensão territorial de 181,4 km².

Tem duas línguas oficiais, além do marshalês, o inglês e tem como capital a cidade mais populosa, chamada Majuro.

As Ilhas Marshall tem como vizinhos mais próximos são o Quiribáti, os Estados Federados da Micronésia, ambos na Oceania e a Ilha Wake, que pertence aos Estados Unidos.

 

6. Liechtenstein

Liechtenstein é um dos paises mais pequenos do mundo

Liechtenstein, Europa

Na sexta posição de menor país do mundo, está o Liechtenstein, localizado na Europa e tem extensão territorial de 160,4 km².

Está nos Alpes, entre a Áustria e a Suíça e só foi desmembrado do Sacro Império Romano Germânico em 1806, quando se tornou independente.

Apesar disso, a língua falada pelos seus 34 mil habitantes, ainda é o alemão. Sua capital é chamada Vaduz e tem como forma de governo a monarquia constitucional, tendo como seu príncipe Hans-Adam II.

 

5. San Marino

San Marino é o sexto pais mais pequeno do mundo

San Marino, Europa

San Marino é um minúsculo país da Europa, situado na Cordilheira dos Apeninos, que é contornado pela Itália, com apenas 61 km² de extensão, o que o coloca na nossa lista entre os menores países do mundo.

Sua língua oficial é o italiano, sua capital é a Cidade de San Marino e este país tem a menor população da Europa.

 

4. Tuvalu

Tuvalu é um dos menores paises do mundo

Tuvalu, Oceania

Este país ocupa a quarta posição de menor país do mundo. Fica em um conjunto de ilhas no Sul do Oceano Pacífico e pertence à Polinésia.

Com extensão territorial de míseros 26 km², com certeza ele estaria na nossa lista entre os menores países do mundo.

Faz fronteira marítima com Kiribati, na Oceania; Tokelau, que pertence à Nova Zelândia; Samoa, que pertence à Polinésia; Wallis e Futuna, que pertencem à França; e com Fiji, também na Oceania.

Tuvalu corre sérios ricos de sumir do mapa, devido ao aquecimento global e o pequeno pais estar apenas 2 metros acima do nível do mar.

 

3. Nauru

Nauru é o terceiro pais mais pequeno do mundo

Nauru, Oceania

Nauru está entre os três menores países do mundo por ter apenas 21 km² de extensão territorial. É um pequeno país localizado na Oceania, sendo insular do hemisfério sul.

Tem como sua vizinha mais próxima a Ilha Banaba, no Kiribati, que fica no mesmo continente. Tem duas línguas oficiais, o nauruano e o inglês.

 

2. Mônaco

Mônaco é o segundo pais mais pequeno do mundo

Mônaco, Europa

Quase o menor país do mundo, Mônaco tem extensão territorial de apenas 2,02 km², isso mesmo!

É um estado soberano que fica no sul da França, fundado em 1297 pela Casa de Grimaldi – importante família nobre da República de Gênova.

Sua língua oficial é o francês e a forma de governo é a monarquia constitucional, sendo que o monarca é príncipe Alberto II.

 

1. Vaticano

Vaticano é o menor pais do mundo

Vaticano, Europa

E o menor país do mundo todo fica na Europa e é o Vaticano, com apenas 0,44 km² de extensão. Sede da Igreja Católica e casa do Papa! Suas línguas oficiais são o italiano e latim.

Tem países aí que dá para percorrer em aproximadamente dez minutos de bicicleta! Agora que você já sabe qual é o menor pais do mundo, que tal organizar uma viagem? Certo que não vai demorar muito para explorá-lo!

Eaii oque você achou do nosso “Top 10 menores países do mundo“?

Não deixe de comentar abaixo a sua opinião.

E compartilhe com seus amigos nas Redes Sociais. 😀

DEIXE UM COMENTÁRIO