10 Grandes curiosidades sobre Cuba

Hoje vamos falar tudo sobre Cuba e suas curiosidades.

Desde 2014, depois que os Estados Unidos anunciaram o objetivo de reaproximação com Cuba, o país do eterno Fidel Castro, falecido recentemente, tem chamado ainda mais a atenção das pessoas.

Essa ilha, que na verdade não é apenas uma, mas sim um arquipélago om mais de 1500 mil ilhas possui muitas curiosidades. Neste artigo, vamos abordar 10 grandes curiosidades sobre a vida em cuba.

Uma das primeiras curiosidades a respeito de Cuba, se dá no tempo de permanência que o então ex-presidente Fidel Castro ficou no poder. Primeiro, ele ocupou o cargo de primeiro-ministro de 1959 a 1976.

Em Seguida, ainda em 1976, Fidel castro assumiu o poder como presidente, ficando no posto até 2008, quando o poder foi repassado a seu irmão, Raul Castro.

A verdade é que Cuba é sempre uma incógnita, principalmente a respeito das opiniões que vemos por aí sobre o pais.

Alguns defendem seu sistema, o Socialismo comunista, outros detonam e apontam como uma ditadura. Talvez não exista certo ou errado na hora de apontar os problemas e pontos positivos do país.

É importante ressaltar que quando o assunto é saber tudo sobre Cuba, existem muitas informações na internet e que nem sempre retratam bem como é a vida em Cuba.

A Coréia do Norte também sofre o regime comunista ditado por Kim Jong-un, vale a pena ler as Curiosidades sobre a Coréia do Norte.

 

Top Maiores Curiosidades sobre Cuba

Capital: Havana
Presidente: Raúl Castro
População: 11,39 milhões
Continente: América do Norte
Moedas: Peso convertível, Peso cubano

 

10. Internet é extremamente restrita

 Internet em cuba é extremamente restrita

Internet é escassa em Cuba

Quando se fala em tudo sobre Cuba, o assunto internet é um dos primeiros que aparecem, uma vez que os cidadãos não usufruem desse importante meio de comunicação como ocorre normalmente em outros países.

Em alguns lugares há sim conexão com internet, mas geralmente é tudo muito controlado e com acesso bastante sofrível.

Outra curiosidade está no preço da internet, altíssimo, aproximadamente 8 dólares a hora, sendo menos de 1 mbps por segundo.

Os únicos privilegiados que contam com internet, que tem esse direto, e que podem ter internet em casa, são apenas as pessoas que trabalham diretamente para o governo cubano.

 

9. O mito da medicina cubana

O mito da medicina cubana

A medicina cubana é precaria

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar que a medicina e Cuba é uma das melhores do mundo, mas isso é o próprio governo que divulga quando o assunto é tudo sobre Cuba.

Eles fazem isso para que as pessoas ao redor do mundo saibam que a vida em Cuba é boa e maravilhosa, mas não é bem assim.

Fora isso, os cidadãos também precisam pagar pelos medicamentos, pois eles não são oferecidos pelo governo, como é dito geralmente.

 

8. Quase não existem hospitais

Quase não existem hospitais em Cuba + tudo sobre cuba

Paciente sendo tratado em hospital cubano

Os hospitais, assim como a vida em Cuba em geral, são escassos e não possuem muitos recursos.

Os materiais e equipamentos para os médicos trabalharem são precários e alguns nem existem de verdade, como leito suficiente e maquinários.

Fora a questão de higiene que é super complicado.

 

7 . Telefone celular em Cuba

 Telefone celular em Cuba

Celulares em Cuba são para poucas pessoas

É bom ficar passando o tempo utilizando o seu lindo smartphone, enquanto espera aquele seu amigo que vive atrasado, não é mesmo?

Mas a verdade sobre a vida em Cuba é que não existe celular aberto e com uso livre para todos.

Só quem tem muito dinheiro é que consegue ter um celular em Cuba, mas isso não é somente com o celular, mas também com as linhas de telefone fixo, pois é muito caro manter esses dois serviços que hoje vemos como essenciais.

A maioria das pessoas que tem celular em Cuba, ou são parentes de exilados, porque tem pessoas vivendo no exterior e que enviam dinheiro para seus parentes.

 

6. Transporte público em Cuba é escasso

Transporte público em Cuba é escasso + fatos sobre Cuba

Transporte público em Cuba

Se você for fazer uma viagem para cuba, verás o péssimo transporte público.

Já que estamos falando tudo sobre Cuba, não poderíamos deixar de mencionar a questão do transporte público em Cuba, onde o transporte público é muito escasso e ultrapassado, com carros velhos e antigos.

Como se não bastasse, para tentar suprir a falta dos ônibus, o governo oferece um serviço que são caminhões cobertos com uma lona para levar os passageiros.

 

5. Quase ninguém tem casa própria em Cuba

Quase ninguém tem casa própria em Cuba + sobre a vida em Cuba

Quase nenhuma família possui casa própria em Cuba

Aqui sonhamos com a conquista da casa própria, e aqui no Brasil, por exemplo, apesar das dificuldades, ainda temos o direito de entrar em um financiamento e poder comprar uma casa ou um carro novo.

Mas a vida em Cuba é meio diferente, e o cidadão comum não consegue essa oportunidade, uma vez que o salário cubano gira em torno de 10 dólares o mês. Como você vai comprar uma casa desse jeito?

 

4. Eletricidade é racionada

Eletricidade é racionada em cuba + curiosidades

A energia elétrica é controlada pelo governo

Por acaso se um dia você for fazer turismo em cuba, leve sua lanterna!

Apesar de ser um serviço caro aqui no Brasil, mas a vida em Cuba é mais complicada, uma vez que esse serviço é racionado.

Todos os dias tem os horários certos e fixos onde se pode ligar seus aparelhos em casa, mas existem o chamado apagão, onde em um determinado horário toda a energia é desligada.

 

3. Proibição da Coca Cola e Macdonald’s

paises que a coca cola não e vendida

Países que a Coca Cola não é vendida

Antes do acordo de “paz” entre Estados Unidos e Cuba, empresas como Coca Cola e Macdonald’s eram proibidas de terem negócios no país.

Porém, até hoje não se sabe ao certo se não se podia tomar devido a uma proibição do governo, ou não se podia tomar devido ao embargo americano que proibia a comércio de empresas americanas e suas subsidiárias com a ilha.

 

2. Canais de comunicação em Cuba

Canais de comunicação em Cuba + curiosidades sobre Cuba

Canais de TV em Cuba

Talvez existam apenas uns 10 canais de televisão em Cuba, porém, todos são do governo e assim eles colocam o que desejam.

Outra coisa proibida são as entrevistas a veículos de comunicação não alinhados.

Elas só podem ser feitas com monitoramento oficial. Fora os veículos de comunicação que são todos controlados.

 

1. Nada de carne vermelha e frutos do mar

 Nada de carne vermelha e frutos do mar em Cuba + sobre a vida em cuba

Carne e frutos do mar é “caviar” em Cuba

Talvez essa é uma das mais curiosidades sobre a vida em Cuba; os cidadãos cubanos não podem comer carne de boi e nem frutos do mar. Por isso, nada de churrasquinho em cima da laje.

É possível ainda comprar carne no mercado negro a 4,6 dólares por quilo, mas tanto os comerciantes quanto os compradores estão sujeitos a serem presos.

Alguém ai quer fazer uma viagem para cuba? 

Eaii oque você achou do nosso “Top 10 curiosidades sobre a vida em Cuba“?

Não deixe de comentar abaixo a sua opinião.

E compartilhe com seus amigos nas Redes Sociais. 😀

Fontes: 1 e 2

DEIXE UM COMENTÁRIO