15 maiores curiosidades sobre o México

Primeiramente você sabia que o nome do México é Estados Unidos do México? Legal né continue lendo!

Neste artigo, você vai ficar sabendo de informações interessantíssimas para não perder de conhecer os lugares mais emblemáticos desse país tão rico culturalmente e visitar todos os pontos que guardam os mistérios e as curiosidades do México em todas as suas cores e sabores que conquistam o mundo todo.

Tem muita coisa para se explorar nesse que é o país do chocolate, entre outras maravilhas! Saiba tudo sobre o México!

O México é dividido em 31 estados e um distrito federal, a Cidade do México. A área metropolitana da Cidade do México é uma das maiores do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes.

 

Top Curiosidades sobre o México

Curiosidades Rápidas: 

Capital: Cidade do México
Moeda: Peso mexicano
População: 122,3 milhões
Continente: América do Norte
Presidente: Enrique Peña Nieto

 

15. A Cidade do México está afundando 20 centímetros por ano

A Cidade do México está afundando 20 centímetros por ano

É incrivelmente assustador descobrir essa curiosidade sobre a Cidade do México, os pesquisadores estima que a cidade afunda entre 15 a 20 centímetros por ano.

Você deve estar se perguntando porque a Cidade do México está afundando? O Incrível Curioso explica para você.

Primeiro vamos voltar em 1.325 na sua construção, que foi construída em cima do lago Texcoco, para poder construir a cidade sobre o lago, eles construíram pequenas ilhas artificias, como podemos ver em Dubai atualmente.

Porém com a colonização espanhola, o aterramento da área acelerou devido ao grande aumento da população e extração de recursos naturais.

Atualmente a cidade do México tem mais de 9 milhões de pessoas, o que fez com que sobrecarregasse a área e faz ela afundar. Desde os anos 40 a o governo mexicano é obrigado a fazer a extração de água subterrânea.

Isso é preocupante pois as calçadas sofrem com grandes rachaduras, e as grandes construções, prédios correm riscos de ficarem tortos. Porém o processo é gradual e não corre grandes riscos para os turistas e moradores.

 

14. Teotihuacán é a cidade mais antiga da América

Teotihuacán é a cidade mais antiga da América + curiosidades sobre o México

A cidade pré-hispânica de Teotihuacán é parte do Patrimônio da Humanidade desde 1987 e é considerada a mais antiga cidade das Américas e única por suas características.

há relatos que a cidade foi fundada em 250 a.Ce se manteve ocupada até 800 d.C, chegando a ter mais de 350 mil pessoas morando nela, se tornando também a cidade mais populosa da América na época.

Estima-se que, no auge do Império Teotihuacán, a área total dessa região tenha chegado a 21 km quadrados, sendo que hoje restam apenas 6 km quadrados não ocupados.

A cidade fica localizada próxima aonde hoje é a famosa Cidade do México. Essa curiosidade sobre o México desperta o desejo de conhecer as ruínas de Teotihuacán.

 

13. As famosas novelas mexicanas do SBT

As famosas novelas mexicanas do SBT + tudo sobre o México

Provavelmente você já deve ter assistido alguma novela da tarde no SBT, o que você não sabia é que a maioria delas são produzidas no México, pela emissora Televisa considerada a Globo mexicana.

Algumas da novelas que mais fizeram sucessos no Brasil foram Rebelde, Marimar, Chispita, A Feia Mais Bela, Maria do Bairro e Chiquititas.

O famoso seriado Chaves e Chapolim também são sucessos da televisão mexicana Televisa. Como você pode ver o México é um país com muita cultura e diversidade, continue lendo outras curiosidades sobre o país do México.

 

12. A Califórnia e Texas pertencia ao México

A Califórnia e Texas pertencia ao México + fatos curiosos

Essa curiosidade sobre o México e o Estados Unidos é incrível, você sabia que os estados americanos Califórnia, Texas, Novo México, Utah, Arizona, Colorado, Nevada e Arizona pertencia ao México.

Esses territórios foram cedidos aos Estados Unidos depois de muita guerra, somente em 1848 foi encerrada com um tratado assinado em 15 milhões de dólares em troca das terras.

Por isso os EUA sofrem muito com a influência hispânica na sua cultura, e existem mais de 11 milhões de imigrantes ilegais atualmente no país, os mexicanos estão entrelaçados na cultura americana.

 

11. Os dias dos mortos são comemorados com muita festa no México

Os dias dos mortos são comemorados com muita festa no México + fatos sobre o México

Diferente do Brasil quando chega o dia dos mortos no México eles não levam apenas algumas flores para o finados, eles fazem um festa de arregaçar a boca do balão, o dia dos mortos é comemorado em 2 novembro, porém as festanças começa um mês antes e vai até o dia do feriado.

É curioso como de um pais para outro pode mudar o significado de um feriado, no México as pessoas acham que o dia dos finados ou mortos, pé o dia que eles se encontra com as pessoas que já morreram, e é comemorado com muitas festas.

Você não pode viajar para o México sem antes dar uma boa olhada nessa lista das quinze maiores curiosidades sobre o México!

 

10. País rico em cultura e museus

 País rico em cultura e museus sobre o México

Museu na Cidade do México, criado pelo Bilionário Carlos Slim

O México é um país que respira arte! Por isso, é o local que mais possui museus no mundo todo, sendo essa uma das principais curiosidades sobre o México do ponto de vista turístico e referência quando o assunto é arte.

Entre os mais famosos e mais visitados estão Casa de Frida Kahlo, o Museu de Arte Moderna, o Museu Mural Diego Rivera e o Museu Nacional de Arte.

Para quem gosta e estuda história e arte, não vai querer sair mais de lá e vai querer saber de tudo sobre o México!

 

9. A universidade mais antiga da América Latina

A universidade mais antiga da América Latina + curiosidades México

A Universidade Autônoma do México, fundada em 1551, foi a primeira a ser fundada na América Latina e foi eleita uma das melhores para se estudar em toda a região.

Sendo considerada Patrimônio Histórico da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura – UNESCO – uma das curiosidades sobre o México que todo estudante precisa saber!

 

8. O primeiro castelo da America do Norte

O primeiro castelo da América + fatos sobre o México

O Castelo de Chapultepec, do vice-rei espanhol Bernardo de Gálvez, foi construído em 1785, tornando-se a primeira construção do tipo a ser levantada em solo americano – uma das curiosidades do México.

Depois disso, o castelo já se virou local para um armazém de pólvora, além de uma academia militar.

Atualmente, fizeram algo muito melhor com esse incrível espaço histórico, abrigaram o Museu de Antropologia e História, rodeado de lagos, amostras culturais e um belo jardim botânico. Saiba tudo sobre o México conhecendo seus pontos históricos!

 

7. Mais de 60 línguas indígenas

Mais de 60 línguas indígenas faladas no México

O idioma oficial do México é o espanhol, mas no país há mais de sessenta línguas indígenas, entre eles o Náhuatl que é um dos mais falados.

Uma das curiosidades sobre o México é que dizem que há mexicanos residentes de algumas regiões que nem chegaram a aprender o espanhol.

 

6. Inventores do chocolate

Inventores do chocolate + fatos sobre o México

Tudo sobre o México é arte, história, cores e sabores! Não é a toa que a civilização Olmeca foi a primeira a utilizar o cacau como forma de alimento em 1.500 a.C.

Na verdade, era uma bebida amarga utilizada em rituais religiosos, que usava entre os seus ingredientes a pimenta, produzindo uma espécie de líquido achocolatado bem ardente – uma das curiosidades sobre o México mais deliciosas dessa lista, não é mesmo?!

Veja mais curiosidades sobre a cultura mexicana na próxima página.

 

 

Ainda não acabou as nossas maiores curiosidades sobre o México. 

DEIXE UM COMENTÁRIO