Ex-bombeiro do Mississipi realiza o maior transplante de rosto do mundo

Hoje vamos falar sobre o maior transplante de face do mundo, vale ressaltar que esse não foi o primeiro, porém foi o mais complexo procedimento cirúrgico em um paciente. Esse artigo faz parte da nossa categoria Bizarro e Sinistro conheça outras matérias no link.

Para você ter uma ideia de como o procedimento foi complicado, foram necessários 150 médicos e durou 26 horas! Além disso o paciente tinha apenas 50% de chances de sobreviver.

Você deve estar se perguntando mas quem é esse cara que recebeu, o transplante de rosto e por que ele recebeu uma nova face, para responder todas as suas perguntas sobre esse transplante de rosto, criamos essa matéria em ordem cronológica explicando todos os detalhes da vida do bombeiro Patrick Hardison.

 

2001 – Incêndio desfigurou o rosto de Patrick Hardison

Patrick Hardison e seus filhos antes do incêndio

Patrick Hardison e seus filhos um ano antes do incêndio

Patrick Hardison com 27 anos de idade, nascido na cidade de Strayhorn, no estado do Mississippi no EUA, ele tocava sua vida normalmente trabalhando como bombeiro, porém alguns dias antes da tragédia do ataque as torres gêmeas, o famoso “11 de setembro”.

No dia 5 de setembro Patrick recebeu um chamado, para socorrer uma senhora em uma casa móvel que estava pegando fogo, ele e mais três outros bombeiros foram até o local.

Quando eles estavam no local, uma parte do teto desabou em chamas sobre a cabeça de Patrick, nesse momento sua mangueira de incêndio foi derretida pelo fogo e sua máscara de incêndio começou a pegar fogo e derreter seu rosto.

rosto de patrick hardison depois do incendio

Ele tirou a máscara, prendeu a respiração e fechou os olhos bem forte, os médicos dizem que ele ter prendido a respiração foi essencial para mante-lo vivo, pois se ele tivesse respirado a fumaça tóxica dificilmente Patrick teria sobrevivido, ela teria danificado seus pulmões. Os olhos do bombeiro também só não foram queimados, porque ele fechou eles fortemente.

Um dos bombeiros que estava junto com Patrick, descreveu o momento que ele saiu da casa. “Seu rosto estava pegando fogo e a carne estava derretendo e caindo do rosto”.

 

63 dias internado no Hospital

Patrick-Hardison-transplante-de-rosto

Depois do incêndio que destruiu o seu rosto, o ex-bombeiro do Mississippi, ficou 63 dias no hospital, como a carne e a pele do rosto foi completamente destruída, os médicos precisaram retirar carne das coxas de Patrick para colocar na sua face. Nesses 2 meses que ele ficou no hospital foram feitas diversas cirurgias corretivas para, reconstruir seu rosto.

Quando falamos que seu rosto foi completamente destruído, queremos dizer que além de deixar ele coberto de cicatrizes, o fogo consumiu suas orelhas, pálpebras, lábios, quase todo o nariz, todo o couro cabeludo e todos os seus pelos faciais.

Devido a queima das pálpebras ele perdeu um pouco da visão, mas ele lembra que quando retornou para sua casa, seus três filhos Alison de seis anos, Dalton de três anos e Averi de dois anos, ficaram aterrorizados com a aparência dele.

Ele disse ao jornal ABC Meus filhos estavam com medo de mim. Não posso culpá-los. Eles são crianças pequenas

Patrick Hardison disse aos filhos e outras crianças curiosas que ele, tinha lutado com um urso feroz, mas eles “correram gritando e chorando quando me viram”.

 

2001 a 2011 – O drama da vida de Hardison

O drama da vida de Patrick Hardison

Patrick Hardison tirando foto em um restaurante

Nos anos que vieram de 2002 até 2012, foram feitas 71 cirurgias corretivas na face (taxa de 7 por ano), para tentar reconstruir sua boca, nariz e pálpebras com enxertos de pele. Sua saúde ao longo dos anos mostrava que Hardison como é conhecido no Estado Unidos, estava entrando em depressão.

Depois do incêndio ele ainda teve dois filhos Brade e Cullen, porém o acidente trouxe diversos problemas para sua vida familiar, após dez anos de casamento no ano de 2008 Patrick e sua esposa Chrissi Hardison divorciaram-se.

Patrick Hardison com sua filha

Patrick Hardison com seu filho mais novo

Além de divorciar-se de sua esposa, Patrick declarou falência e perdeu sua casa e sua loja de pneus.  Ele disse a revista New York, que durante os 10 anos de cirurgias agonizantes e recuperação, ele tornou-se um viciado em analgésicos caros, isso impactou na sua falência.

 

2012 – Os médicos querem ajudar Patrick Hardison

o maior transplate de rosto da história Patrick Hardison

Depois de sofrer por dez anos com cirurgias reconstrutivas, um amigo da igreja que Patrick frequentava resolve ajudar o ex-bombeiro, escrevendo uma carta para médico Dr. Rodriguez que havia realizado um transplante de face em 2012 na universidade de Maryland Medical Center.

O médico lendo a carta e, entendo a situação lamentável de Hardison, responde dizendo que tentaria ajudá-lo.

 

2014 – Patrick entra para lista de espera para um transplante de rosto

Dr. Eduardo Rodriguez faz maior transplante de face do mundo

Dr. Eduardo Rodriguez

Dois anos depois do Dr. Eduardo Rodriguez dizer que iria ajudar Patrick, ele entra para uma lista de espera para um transplante de face.

Ele precisava de um doador que combinava com a sua cor de pele, cor do cabelo e tipo de sangue e com a estrutura do esqueleto facial.

 

2015 – Possível doador de rosto é identificado

David Rodebaugh doa rosto para Patrick Hardison

A familia de David Rodebaugh doa sua face

Um ano depois de ter entrado para a lista de espera, foi encontrado um possível doador para Hardison.

David Rodebaugh de 26 anos de idade, caiu e bateu a cabeça enquanto andava de bicicleta em julho de 2015, ele ficou internado na tentativa de ser curado, mas algumas semanas depois, ele não resistiu e foi declarado clinicamente morte, com morte cerebral.

Uma organização americana chamada LiveOnNY, que procura possíveis doadores de órgãos para outros pacientes, entrou em contanto com a mãe de Dave. E ela aceitou doar os órgãos do filho e o rosto para Patrick Hardison.

O drama até aqui já está bem forte, porém a parte mais difícil de Patrick está por vir ainda, ele vai receber o maior transplante de rosto da história.

 

O maior transplante de face é iniciado

fazendo transplante de face em patrick hardison

Os médicos preparando Patrick para o transplante de face

Em agosto de 2015 iniciou o mais complexo transplante de rosto do planeta, os médicos iriam colocar o rosto de um ciclista que teve morte cerebral, em um ex-bombeiro que teve o rosto completamente derretido pelo fogo.

Acima podemos ver o paciente Patrick Hardison, sendo preparado para pela equipe de cirurgiões do hospital NYU Langone Medical Center em Nova Yorque.

O procedimento de transplante de face de David Rodebaugh para Patrick Hardison é o 37° procedimento desse tipo já realizado no mundo todo. Mas o que torna ele especial é que além do transplante de rosto dito anteriormente, ele também envolveu o transplante de pálpebras, orelhas e couro cabeludo.

Patrick Hardison na mesa de cirurgia para o transplante de rosto

Patrick Hardison recebendo as marcações para a cirurgia

 

Como foi feito o transplante de rosto (detalhes)

Dessa parte para frente vamos revelar os detalhes da cirurgia de Patrick Hardison, vamos colocar imagens fortes da cirurgia, então não se assuste.

Foram utilizados para fazer o transplante de rosto completo, cerca de mil equipamentos cirúrgicos, além de uma equipe de médicos e enfermeiros gigantesca com mais de 150 profissionais e incansáveis 26 horas sem parar.

equipamentos cirurgicos usado no transplante de patrick

Foram utilizados mais de mil equipamentos no transplante

 

O primeiro passo da cirurgia era retirar o rosto do doador David Rodebaugh, separamos um GIF animado abaixo, exemplificando como foi o procedimento.

gif transplante de rosto

Animação do transplante de face

 

Na imagem abaixo podemos ver os médicos fazendo uma incisão, para retirar o rosto do doador, repare bem na seta vermelha e veja que a um corte cicatrizado, esse corte foi feito para tentar salvar a vida do ciclista.

incisão na cabeça do doador de rosto

Retirando a face do doador

 

Depois que foi retirado o rosto do doador, ele foi colocado em uma solução salina para preservar os tecidos até que Patrick, estivesse pronto para receber o transplante de rosto.

Rosto do doador em solução salina

Rosto do doador em solução salina

 

O próximo passo depois de retirar a face de David, foi fixar ela na estrutura óssea de Patrick, para isso os médicos usaram parafusos e pontos com linha para fixar.

fixando rosto em patrick

Fixando a face em Patrick

 

Depois os médicos precisaram ligar as artérias de Hardison com o novo rosto. Podemos ver na imagem abaixo a diferença da coloração da pele entre o lado esquerdo e direito.

A imagem foi feita após os médicos conectarem dois nervos e quatros vasos sanguíneos, a revascularização é um excelente sinal.

transplante de face fase final

Rosto sendo revascularizado

 

O momento final do maior transplante de rosto do mundo, foi dar os pontos para fechar a nova face de Patrick Hardison. Logo depois de terminado a cirurgia podemos ver o rosto do paciente completamente inchado, não se assuste isso é normal.

face de patrick inchada após o transplante

Rosto do paciente inchado após o transplante

 

Transplante de rosto feito com sucesso

Patrick Hardison examinando seu "novo" rosto no espelho após a cirurgia

Patrick Hardison examinando seu “novo” rosto no espelho após a cirurgia

 

Depois de passar pelo transplante de face, Patrick ainda ficou dois meses no hospital em Nova York, e depois ficou mais um mês em um apartamento próximo ao hospital antes de voltar para sua casa, no Mississipi.

processo de recuperação de patrick

processo de recuperação do transplante

O ex-bombeiro ainda volta para o hospital em Nova York, apesar do sucesso da cirurgia ainda existem riscos, como o de seu corpo rejeitar o seu novo rosto.

O novo rosto de Patrick é uma mistura de características de seu rosto original e o do doador, disse o Dr. Rodriguez.

 

Esse é Patrick 2 meses depois de passar pelo transplante de face

como ficou patrick hardison depois do transplante de face

Patrick ainda não tinha ganhado movimento dos olhos e pálpebras

Hardison disse que sua nova cara já fez uma grande diferença quando ele sai nas ruas. Ele disse: “As pessoas costumavam ficar me encarando o tempo todo, mas agora eu sou apenas um cara normal.

Ele também realizou seu sonho de aprender a dirigir novamente.

 

Patrick após seis meses a cirurgia

Patrick Hardison seis meses após a cirurgia

Patrick Hardison seis meses após a cirurgia

Todos nós sabemos que a vida de Patrick nunca será a mesma que ele vivia antes do incêndio que fez ele perder seu rosto, porém sua nova face deu a ele esperança de viver uma vida normal.

Ele é eternamente grato a família de David por doar o rosto do filho, e a equipe médica do hospital NYU Langone Medical Center.

 

Fotos recentes de Patrick Hardison

Patrick Hardison e seus filhos

Patrick Hardison e seus filhos

Patrick Hardison com seus dois filhos mais novos

Patrick Hardison com seus dois filhos mais novos

Patrick Hardison com a equipe de bombeiros do Mississipi

Patrick Hardison com a equipe de bombeiros do Mississipi

Patrick Hardison tirando foto

Patrick Hardison tirando foto com fãn da sua história

Patrick Hardison recebe prêmio do estado do Mississipi

Patrick Hardison recebe prêmio do estado do Mississipi

 

***

Eaii oque você achou da nossa matéria contando a história de Patrick Hardison e o “Maior transplante de face do mundo“?

Não deixe de comentar abaixo a sua opinião.

E compartilhe com seus amigos nas Redes Sociais. 😀

DEIXE UM COMENTÁRIO